O que não pode faltar em um banheiro PcD?

Esse local precisa oferecer segurança. Barras, portas acessíveis e produtos da Sincron são fundamentais para esse tipo de instalação.

Um dos carros-chefes da Sincron é a nossa tecnologia usada em soluções para banheiro PcD (Pessoa com Deficiência)

Aliás, de acordo com uma recente pesquisa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência

Dados do IBGE também indicaram algumas das principais dificuldades que esse público enfrenta frequentemente. Por exemplo, sabia que 1,2% dessa população encontra impasses para realizar cuidados pessoais? 

Sendo assim, é preciso que estabelecimentos públicos e privados disponibilizem acessibilidade a todos. Seguindo as normas estabelecidas pela ABNT. Para saber mais sobre o que não pode faltar nesses toaletes, continue a leitura.

Existem normas que regulamentam a instalação de um banheiro PcD.
Existem normas que regulamentam a instalação de um banheiro PcD. Foto: Getty Images via Canva

O que é um banheiro PcD?

Esse é o nome dado a sanitários acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

O banheiro em questão precisa ser planejado para que a PcD tenha a liberdade de utilizar esse espaço com segurança. 

Entretanto, é fundamental que hospitais, shoppings, restaurantes, hotéis, prédios comerciais e residenciais, entre outros locais, sejam desenvolvidos seguindo a norma da ABNT NBR 9050/2020 e ABNT NBR 5410/2004.

Conheça as normas

As regras da ABNT NBR 9050/2020 fala sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 

A mesma estabelece critérios e parâmetros técnicos para que a pessoa consiga utilizar de maneira autônoma, independente e, claro, segura. E isso não se limita à faixa etária, estatura e suas limitações de mobilidade ou percepção. 

Já a NBR 5410 determina algumas condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. O objetivo é garantir qualidade, sem oferecer riscos ao público que frequenta esses ambientes, incluindo os banheiros. 

Dito isso, saiba que esse local para PcD deve ter medidas específicas que facilitam a locomoção de cadeirantes, além das pessoas que utilizam andador ou bengala. Aliás, esse é o motivo do espaço ser maior do que os banheiros comuns. 

Então, por exemplo, para realizar a manobra de cadeira de rodas, o ambiente deve ter 1,50 m de circunferência. Já o vão entre o vaso sanitário e a parede deve ser equivalente a um retângulo, com uma área de 1,20m por 80cm. 

No mais, de acordo com a norma brasileira, não pode faltar: 

  • Barras de apoios;
  • Porta acessível;
  • Pias com torneiras acionadas por alavancas ou sensor;
  • Área do chuveiro, entre outras características. 

E você sabia que hospitais, entre outros locais, podem e devem ter um plus nesse tipo de instalação? Veja como podemos ajudar. 

Soluções da Sincron

Nosso sistema possibilita ajuda tanto para a estação de banheiro quanto para a sinaleira de porta

O primeiro visa acionar profissionais através de um cordel vermelho. Aliás, esse sistema é de uso obrigatório, determinado por lei, em banheiros de diversos órgãos públicos e particulares, que necessitam de acessibilidade. 

Já o segundo possui uma tecnologia power led de efeito estroboscópico e intermitência de 1-5 Hz, conforme estabelecido na NBR 9050. Ele tem um alarme sonoro com variação entre grave e agudo, de intensidade entre 30 a 60 decibéis. 

Um produto opcional e muito útil é a campainha, que pode ser integrada a todos os Sistemas de Chamada de Enfermagem da Sincron

Quer saber mais sobre os serviços que temos para banheiros PcD? Entre em contato conosco.