Sincron e acessibilidade: conheça a campainha para banheiros PcD

Saiba as normas que o seu estabelecimento deve seguir para colaborar na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Você sabia que a Sincron é uma empresa líder no segmento de campainha para banheiros PcD

Aliás, de acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU (Organização das Nações Unidas), a definição para esse público é alguém que enfrenta obstáculos em participar plenamente da sociedade por conta de barreiras que encontram. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 46 milhões de brasileiros têm alguma forma de dificuldade visual, auditiva, de locomoção ou intelectual. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, indica que aproximadamente 1 bilhão da população enfrenta adversidades no seu dia a dia, desde as complexas passando pelas mais simples.

Conheça a campainha para banheiros PcD e como a Sincron contribui para que a sua empresa siga normas e atenda com eficiência esse público.
Conheça a campainha para banheiros PcD e como a Sincron contribui para que a sua empresa siga normas e atenda com eficiência esse público. Foto: Reprodução/Sincron

Falando nisso, o Censo Escolar de 2023 mostrou que houve um aumento no número de matrículas de alunos da educação especial, indicando um avanço na inclusão desses estudantes. Em contrapartida, apenas 15% de todas as escolas do Brasil, públicas ou privadas, possuem salas e banheiros acessíveis. 

Sendo assim, muitos desses e dentre outros estabelecimentos não estão preparados para acolher PcDs. Mas há soluções eficazes que, quando condizentes com as normas previstas por lei, ajudam a melhorar consideravelmente o cenário atual.

Campainha para banheiros PcD: o que dizem as normas?

Quando falamos em edificações, como hospitais, centros comerciais e, até mesmo,  colégios, é imprescindível que os espaços sejam pensados de forma que permitam o acesso de todos os indivíduos com autonomia, independente das suas limitações. 

Para normatizar essa questão, a NBR 9050, de 2020, estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

Então, na hora de construir ou reformar um local que poderá receber esse público, seguir essas diretrizes se torna mais do que uma questão legal e, sim, um compromisso ético de todos com a construção de uma sociedade mais inclusiva. 

Mas atenção! A ABNT-NBR-9050 não é estática, ou seja, constantemente há atualizações para que os empreendimentos e profissionais consigam se adaptar às necessidades e novas tecnologias. 

Lembrando que o objetivo destas especificações é prevenir possíveis riscos a quem frequenta esses ambientes. 

Também é sempre bom ressaltar que a execução de um projeto que demanda um banheiro PcD só deve ser confiada a especialistas qualificados a executar esse tipo de trabalho. 

Produtos exclusivos da Sincron

Nesse segmento, a Sincron possui em seu portfólio produtos que são capazes de atender pessoas com deficiência. 

As campainhas para banheiros PcD podem ser integradas aos nossos sistemas de enfermagem e seguem todas as normas citadas anteriormente. 

Quer mais informações e saber como cumprir as obrigações? Entre em contato conosco e veja como a nossa campainha para banheiros PcD funciona e o porquê dela ser considerada uma inovação no campo da acessibilidade para que todos, sem exceção, sejam prontamente atendidos e reconhecidos.